Disponibilizo aqui o capítulo que escrevi para o livro O Código da Mente Empreendedora Revelado, que fui coautora, onde conto a minha história em paralelo com a história da Clínica da Mulher.
Desejo que esse pequeno texto te ajude a transformar, por meio do empreendedorismo, os seus sonhos em realidade.
Boa leitura!
Dra. Anna Paola Noya Gatto
A CLÍNICA DA MULHER: O SUCESSO QUE NASCE DO FOCO NA MISSÃO, DEDICAÇÃO INTEGRAL, INOVAÇÃO CONSTANTE E TRABALHO EM EQUIPE
Dra. Anna Paola Noya Gatto
Se você é um profissional liberal e deseja empreender na sua profissão você precisa se capacitar o máximo possível e ter em mente os objetivos do seu empreendimento. A partir daí você vai construir suas metas, formar uma equipe qualificada e trabalhar com dedicação para alcançar o sucesso. Após 31 anos como CEO da Clínica e 35 anos de profissão, posso lhe dizer que conquistei o sucesso almejado e é por isso que estou aqui fazendo uma das coisas que mais amo e que me levou mais longe nas minhas conquistas: estou compartilhando conhecimento.
A ORIGEM DA HISTÓRIA DA MINHA CLÍNICA
No meu caso, morar na Itália foi o divisor de águas e me preparou para a jornada no Brasil. Escolhi fazer a minha especialização no Serviço de Oncologia Mamária do Instituto Nacional de Tumores de Milão, renomado instituto presidido pelo Prof. Dr. Humberto Veronessi, o Papa da Mastologia. Tive a honra de assistir suas aulas e acompanhar sua maestria nas cirurgias, assim como do Prof. Dr. Bruno Salvadori. No Departamento de Mamografia aprendi a realizar diagnósticos precoces com o Prof. Dr. Gianfranco Coopmans de Yoldi e sua brilhante equipe. Foram dois anos de grande aprendizado e abriram a minha mente para a importância da detecção precoce e do atendimento multidisciplinar da paciente com câncer. Quando retornei da Itália com a pretensão de implantar uma clínica médica com esse modelo italiano, convidei um grupo de colegas mastologistas do Hospital Aristides Maltez (HAM), onde eu também era médica, para compor essa sociedade, mas devido o Plano Collor* em 1990, o projeto ficou inviabilizado.
Em 1991, eu e meu primo, o cirurgião geral Dr. Danilo Noya Fonseca, nos tornamos sócios e criamos a Clínica Noya, em homenagem à nossa família materna no recém-inaugurado Centro Médico do Vale do Canela (CMV). Pouco tempo depois fui aprovada pelo conselho da Real Beneficência Portuguesa e assumi a chefia do Primeiro Serviço de Mamografia do Hospital, a primeira mulher a assumir esse cargo no hospital, o que gerou muita controvérsia entre colegas que almejavam essa posição. Em seguida, também assumi a chefia do Serviço de Mastologia do Hospital Espanhol.
* O Plano Collor foi um conjunto de medidas econômicas adotadas pelo governo de Fernando Collor de Mello (1990 – 1992) cujo objetivo era controlar a hiperinflação da época.
Em 1992 fui aprovada nos Concurso Públicos: Mastologista do Secretária de Saúde do Estado da Bahia (SESAB); Mastologista do Instituto de Assistência e Previdência dos servidores da Bahia (IAPSEB) e na Universidade Federal da Bahia (UFBA) como Professora de Mastologia da Cadeira de Ginecologia e Reprodução Humana.
Para atender a todas essas demandas, trabalhava das 6h às 21h quase todos os dias, e ainda realizava cirurgias nos Hospitais: Português, Espanhol, Aliança, Manoel Victorino, Santa Isabel e Salvador. Aos sábados viajava para São Félix com minha amiga mastologista Dra. Izabella Pitanga, onde pela manhã fazíamos ambulatório e atarde cirurgias na Santa Casa de Misericórdia. Ali também montei o primeiro serviço de mamografia da região.
Com o crescimento da nossa clientela, meu sócio mudou-se para a sala ao lado e após uma reforma pude abrigar o meu primeiro mamógrafo. Constituí uma nova Pessoa Jurídica (PJ), a ANNA PAOLA NOYA GATTO – Clínica de Mastologia e Mamografia, inaugurando em 1993 o meu próprio serviço de mamografia de alta resolução, que viria a ser o primeiro de uma série.
Firmei novos credenciamentos com convênios e planos de saúde, contratos com fornecedores, contratei profissionais especializados para os setores de faturamento, recepção, higienização e técnicas de mamografia que foram treinadas por mim. Treinar e acompanhar o desenvolvimento da equipe foi crucial para permitir o crescimento da clínica que se deu com a vinda de colegas médicos de outras especialidades. O atendimento foi sendo ampliado a cada ano com o aluguel de novas salas no CMV. Meu sonho estava se realizando.
O empreendedorismo médico no universo feminino ainda é muito restrito e, justamente por isso, é que acho que esta história, que estou aqui relatando, pode ser inspiradora para quem deseja obter sucesso na gestão do seu consultório ou clínica médica. As grandes Clínicas Médicas são, em sua maioria, comandadas por homens, o que é considerado natural, já que foram desde cedo educados para serem gestores e provedores dos seus lares, inclusive no meu núcleo familiar.
ESTRATÉGIAS EM MEIO A DESAFIOS PESSOAIS
Demorei muitos anos para aprender a fazer a gestão da Clínica. Amarguei várias vezes por ter colaboradoras de má índole, que desviavam os cheques e valores em espécie ou efetuavam as cobranças erradas nos convênios e planos de saúde gerando glosas e perdas financeira. Enfrentei também a falência da Unimed Salvador e Unimed Metropolitana, cooperativas médicas, que desestabilizaram por meses nosso setor financeiro, assim como errei na escolha de Clínicas parceiras para abrir novos serviços de Mamografia. Os parceiros devem comungar da mesma filosofia de trabalho e trabalhar para benefício de ambas as partes.
Desde a minha formação no HAM, Hospital Escola de Oncologia na Bahia, tenho dedicado minha profissão ao cuidado da saúde das mulheres. Na Itália em 1990, a incidência de diagnóstico precoce do câncer de mama era de 85%, contra os 25% aqui no Brasil. Essa realidade na época me deixou inquieta e em 1992 resolvi criar a campanha “Seja um beija flor – faça a sua parte!”, com o objetivo de levar informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama nas comunidades carentes de Salvador. Essa tem sido a minha grande missão e da clínica, pois tenho envolvido toda a equipe médica e as colaboradoras nesse trabalho social.
Durante as campanhas fizemos mutirões, trazendo as pacientes à clínica para a realização de exames gratuitos, tendo inclusive, em uma das campanhas, queimado a ampola do mamógrafo devido à grande quantidade de exames realizados em um mesmo dia, gerando um prejuízo financeiro, na época, de R$ 13.000,00, mas tenho orgulho de ter sido pioneira nas campanhas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama na Bahia.
Em 1994, retornei à Itália para uma nova especialização em Mamografia no Instituto Europeu de Milão e no Instituto Nacional de Tumores, pois devemos buscar o aprimoramento com os melhores. No retorno a Salvador, inaugurei na Clínica Vida, um Serviço de Mamografia em parceria com o colega Mastologista Dr. Roberto Kepler. Como é fácil de perceber, buscar uma amplitude de experiências em ângulos diferentes, um networking vasto e tentativas de revoluções são alguns dos principais pontos para realmente fazer um negócio nesta área engatar. Mas nada funciona sem uma equipe motivada e engajada.
Em 2000, houve uma reviravolta na minha vida, divorciei-me após 6 anos de casamento e decidi mudar o rumo da minha vida pessoal e profissional. Pedi demissão dos meus vínculos públicos e dos trabalhos em outras clínicas, inclusive, deixando o consultório de meu primo, Prof. Dr. Jackson Noya, no Centro Médico Aliança, onde atendi por muitos anos. Meu primo Jackson sempre foi um grande incentivador da minha carreira, encaminhando suas pacientes e sempre solícito em minhas necessidades, mas essa mudança era necessária naquele momento.
Em 2001, enquanto me dedicava a expansão da minha clínica no CMV e aos meus serviços de mamografia, recebi o convite do querido e inestimável Prof. Dr. Elsimar Coutinho para implantar o primeiro serviço de mamografia do CEPARH – Centro de Reprodução Humana, no prédio recém-inaugurado. E foi assim que constitui mais um serviço com a aquisição de moderno aparelho de mamografia de alta resolução e iniciei a ministrar palestras no CEPARH e em Congressos médicos.
Em 2003, casei-me com o administrador de empresas João Pedro Matias Barata. Em janeiro de 2005, nasceu a nossa filha Anna Beatriz, e em fevereiro inauguramos a unidade Garibaldi no Centro Integrado de Saúde Prof. Fernando Filgueiras, o então mais novo e moderno Centro Médico de Salvador.
Agora como sócios, eu e meu marido, criamos estratégias para o crescimento da empresa mantendo o foco no atendimento clínico multidisciplinar integrativo, no diagnóstico precoce das principais patologias pertinentes ao universo feminino e com uma equipe médica totalmente feminina.
EQUIPE PARA ALÉM DOS SETORES BÁSICOS
Ao longo dos anos, contratamos profissionais qualificados para a liderança dos setores, estreitamos o relacionamento com os planos de saúde, ampliamos as extensões para novas especialidades, exames e procedimentos, contratamos empresas de marketing (fundamental para que a reputação da marca se sobressaia ao fato de termos quaisquer promoções ou outros vínculos) e montamos cronograma de treinamentos e reciclagens para nossa equipe com empresas especializadas em treinamento e desenvolvimento de pessoal.
O sucesso da Clínica se deve ao trabalho em conjunto de todos os seus membros e a nossa busca por sempre fortalecer esses elos e oferecer aos colaboradores as melhores condições de trabalho. Além disso, apostarmos em setores que vão para além do âmbito médico, como ocorre com os nossos colaboradores de Comunicação, é fundamental.
Em 2017, vimos a necessidade de definir um posicionamento de mercado para a Clínica – Prioridade no atendimento de mulheres por uma equipe médica totalmente feminina – e assim, criamos a marca A CLÍNICA DA MULHER.
INOVAÇÃO NO FORMATO
Para cumprir nossa missão no cuidado da saúde feminina, que não dispõe de muito tempo, fomos pioneiros na criação do Check-up da Mulher, otimizando o tempo de atendimento, oferecendo a oportunidade de realizar consultas e exames em um único turno (um tipo de check-up completo e mais rápido, evitando a não feitura de exames por conta da falta de tempo). Pensar sobre as dores do seu público-alvo e criar formatos de atendimento que ainda estão em falta é uma das principais chaves para abrir mais portas.
Esse serviço é um grande exemplo de uma inovação para atender às necessidades das mulheres modernas que não dispunham de tempo para cuidar da sua saúde. O sucesso desse serviço fez com que outras clínicas também oferecessem um serviço similar.
Por atendermos pacientes de todas as idades, criei o CHECK-UP DA MULHER POR FAIXA ETÁRIA, um programa de saúde para as mulheres, seguindo as orientações da Sociedade Brasileira de Medicina.
Em um único turno, a paciente pode realizar até 5 consultas, realizar os exames de Mamografia Digital e os exames de Ultrassonografia geral, doppler e vascular, ou seja, criamos um fluxo de atendimento personalizado, que otimiza o tempo e a celeridade do diagnóstico, já que entregamos os resultados na mesma hora e já agilizamos, quando necessário, os procedimentos intervencionistas e cirúrgicos.
Temos como objetivo garantir o melhor diagnóstico e investimos anualmente na aquisição de modernos aparelhos de ultrassonografia. Nosso trabalho é em equipe e por isso, a clínica tem uma grande responsabilidade na escolha do corpo clínico e das colaboradoras da empresa.
Para o cuidado contínuo da saúde das nossas pacientes, criei também o CUIDADO POR ESPECIALIDADE, programa desenvolvido para acompanhamento das patologias crônicas ou novos sintomas. Nesse caso, a paciente escolhe a especialidade que deseja fazer o acompanhamento. Ela realizará consulta com a médica especialista e fará os exames relacionados em um único turno, recebendo seus resultados e orientações necessárias logo após.
Todos esses cuidados e um atendimento de excelência nesses 31 anos resultaram na fidelização das nossas pacientes, gerando um crescimento constante da clientela. Para atender essa demanda crescente fomos ampliando a estrutura física da clínica com a aquisição de novas salas e compra de mais aparelhos de ultrassonografia, para que pudéssemos manter a qualidade do atendimento e diagnósticos mais rápidos e precisos.
Sempre tomo as minhas decisões focadas na missão e valores da clínica, visando ao benefício que trarão para nossas pacientes.
IMPREVISTOS NO CAMINHO
Em 2020, infelizmente, com a pandemia causada pelo Sars-covid-19 fomos obrigados a fechar a clínica por 45 dias. Foi necessário dar férias a toda equipe e arcar com o ônus de ficarmos fechados por tanto tempo. Prejuízo também para muitas mulheres que ficaram sem o acompanhamento e exames.
Algumas médicas que trabalhavam em hospitais tiveram covid e algumas das nossas colaboradoras também contraíram o vírus, mas felizmente, nenhuma com gravidade. Com o apoio incondicional das nossas lideranças e colaboradores, reestruturarmos o modelo de atendimento, seguindo todas as regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde e reiniciamos as atividades.
Em 02 de junho de 2021, minha mãe faleceu e, neste mesmo dia, pela manhã, recebemos uma carta com 4 linhas da Central Nacional Unimed (CNU) descredenciando a clínica após 30 anos de parceria com o argumento de redimensionamento da rede e quando liguei e questionei ao gerente regional como ficaria o atendimento e o acompanhamento das nossas pacientes, ele me respondeu “Dra., ninguém é insubstituível”. Para mim e para a equipe médica, assim como para nossas colaboradoras que também eram Unimed, foi um grande golpe e total falta de respeito à Clínica e às nossas clientes.
Imagine como ficaram as nossas 12.500 pacientes, inclusive idosas com todo o seu histórico médico em nossa clínica. Prontamente, avisamos às nossas clientes que possuíam o convênio Unimed sobre todo o ocorrido e, em dois meses, realizamos o check-up daquelas que estavam com seus exames vencidos. Demos as devidas orientações para seguirem cuidando da saúde. Estive em São Paulo com a diretoria da CNU, mas foram inflexíveis quanto à decisão tomada.
Nossas pacientes ficaram também indignadas com a CNU e nos pediram para criar uma tabela com valores diferenciados. Assim, prontamente atendemos aos pedidos e criamos o CARTÃO FIDELIDADE CUIDAR BEM MULHER, programa que dá acesso a uma tabela exclusiva com valores especiais.
O empresário sempre poderá ser surpreendido com movimentos do mercado, por mais que esteja atento, sendo assim, é preciso ser ágil na resolução dos problemas.
Acredito que essa flexibilização e agilidade em criar soluções, faz a clínica crescer todos os anos. No final de 2021, ampliamos nossas instalações, adquirimos um novo mamógrafo digital e novos aparelhos de ultrassonografia. Aumentamos a nossa equipe médica e a de colaboradoras. Hoje ocupamos mais de 500m2 e somos mais de 60 profissionais atendendo em 9 especialidades. Já atendemos mais de cento e três mil pacientes e somos uma clínica de referência na saúde da mulher.
Como contribuição pessoal à sociedade, tornei-me madrinha da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (LASM-UNIFACS), oferecendo estágio na clínica às jovens estudantes de medicina, onde elas podem acompanhar os atendimentos médicos e tirar suas dúvidas com as médicas especialistas. Espero, assim, estar plantando novas sementes com essas jovens estudantes, que em breve seguirão suas carreiras e irão levar mais informações e conhecimentos aonde forem. Continuar a fazer conexões e perpetuar conhecimento para além da Clínica é algo também a fortalecer.
Mesmo na pandemia, demos continuidade a Campanha Outubro Rosa. As campanhas dão vida à clínica e a cada ano fazemos ações diferentes. Nesse período, sou convidada como palestrante por diversas instituições, além de participar de entrevistas em programas de rádios e TVs. Sigo a levar a informação a públicos diferentes, o que proporciona a disseminação do conhecimento sobre o câncer, sua prevenção e diagnóstico precoce, ajudando a salvar vidas.
O LADO EMPREENDEDOR É SEMPRE QUESTIONADOR
Quando me formei em 1987 em medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, não tinha nenhum conhecimento sobre economia, gestão, fluxo de caixa, marketing e tantos outros estudos que são necessários para quem deseja ter seu próprio consultório. Também pensava que um só beija-flor poderia mudar o mundo. Liderar pessoas é muito difícil, por isso tem tantos cursos na internet, mas felizmente aprendi a arte da liderança e a trabalhar em equipe e isso fez toda a diferença no crescimento da clínica. Só se vence, quando se trabalha com uma boa equipe e a minha é a equipe ÁGUIA!
A clínica está na sua melhor idade, mas ainda tem muito a crescer. Os avanços na medicina não param e nossa equipe médica é relativamente jovem, com muita capacidade de trabalho. Trará continuamente benefícios e novidades para cuidar sempre melhor das nossas pacientes. A clínica também se tornou uma grande escola para muitas profissionais que passaram por aqui, aprenderam sobre gestão e marketing, e hoje estão trilhando suas carreiras em suas próprias clínicas.
Para melhor compreensão e norteamento sobre o crescimento do seu negócio, deixo as perguntas abaixo.
- Qual a missão, visão e valores da sua Clínica?
- Qual o valor disponível para investir?
- Você já tem um plano de negócios?
- Pretende contratar profissionais qualificados?
- Já avaliou o local para a instalação da Clínica?
- Conhece as exigências da Vigilância Sanitária?
- Qual público que deseja alcançar?
- A Clínica será particular ou convênios?
Contatos:
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E-mail : apng@uol.com.br
Tel. e WhatsApp: (071) 32372633
Unidade Garibaldi (Matriz):
Centro Integrado de Saúde Prof. Fernando Filgueiras, 174, 10 andar. Rua José Eduardo dos Santos, Garibaldi – Salvador-Bahia
Unidade Vale Do Canela (Filial)
Centro Médico Do Vale, Sala 801. Av. Reitor Miguel Calmon, Vale Do Canela. Salvador- Bahia