
(71) 3237-2633 Cartão de Saúde
e Benefícios
Uma história de Sucesso
A Clínica Da Mulher Anna Paola Noya Gatto é reconhecida pelo atendimento médico de excelência prestado às mulheres por uma equipe médica multidisciplinar totalmente feminina.
Tudo começou em 1991 quando Dra. Anna Paola Gatto iniciou sua trajetória profissional em seu primeiro consultório, no Centro Médico Do Vale no Canela, realizando atendimento especializado em mastologia. Neste período foi também Chefe do primeiro serviço de Mamografia do Hospital Português – Real Beneficência Portuguesa, onde trabalhou por oito anos. Em 1994 ampliou a clínica, passando a atender ginecologia e a realizar mamografia, quando adquiriu seu primeiro mamógrafo. Anos depois, Dra. Anna Paola inaugurou os serviços de mamografia em outras instituições de saúde de Salvador, inclusive no Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (CEPARH) e no Hospital Santo Amaro.
Dez anos após sua primeira clínica, e com uma extensa carteira de pacientes já fidelizadas, a Clínica da Mulher inaugura a sua segunda unidade, desta vez, no Centro De Saúde Professor Fernando Filgueiras, sempre com foco na sua missão – *promover a saúde das mulheres através da prevenção e diagnóstico precoce das principais patologias pertinentes ao universo feminino*.
Com mais de 33 anos de atuação, a Clínica atende em nove especialidades, e se consagrou como a única unidade de saúde na Bahia a oferecer o Check-Up Da Mulher Por Faixa Etária, programa idealizado pela fundadora da clínica, Dra. Anna Paola Gatto. Cada Check-up pode incluir até seis especialidades mais os exames de mamografia digital, ultrassonografia geral, doppler e vascular, em um único turno ou dia de acordo com a escolha da paciente.

Compromisso
Ao longo de mais de três décadas prestando serviço especializado, muitas médicas e colaboradoras passaram pela clínica e cada uma delas contribuiu para essa história de sucesso. Hoje, o corpo clínico é formado por 56 médicas, 4 nutricionistas e uma equipe com 52 colaboradoras.
A Clínica é uma grande família que já atendeu mais de 120 mil pacientes, vindas de diversos lugares do Brasil e do exterior. Mulheres que já incluíram o check-up por faixa etária na rotina anual de cuidados com a saúde. Por isso, Dra. Anna Paola faz questão de acompanhar de perto a gestão da clínica, sempre empenhada em agregar mais procedimentos e cuidados que tragam benefícios para suas clientes.
Muitas novidades a caminho.
Acompanhe aqui no site!
Missão
Prestar atendimento exclusivo às mulheres por uma equipe médica multidisciplinar totalmente feminina com foco na prevenção e no diagnóstico precoce das principais patologias femininas, desde a adolescência a senilidade, aliado ao atendimento de excelência técnica e profissional.
Visão
Ser uma clínica referência em saúde da Mulher no Estado da Bahia.
Valores
Honestidade | Ética | Tratamento humanizado | Ambiente sadio | Bom relacionamento interpessoal | Foco em pessoas | Excelência em gestão
Um breve passeio pelo tempo

Eu amo viver! Juntos na luta contra o câncer de mama. Declare seu amor por você mesma.
Veja todas as fotos

31 Anos A Clínica da Mulher. Em 2022 comemoramos o nosso aniversário de 31 anos com um Arraiá.

Campanha Outubro Rosa 2021
Stand no Shopping Barra, palestras temáticas e atendimento social ao projeto “Mestre de Obras”.

Em 2020, devido a pandemia, as ações do Outubro Rosa foram 100% virtuais nas redes sociais da clínica.

Lançamento do Programa de Fidelidade “Cuidar Bem Mulher”

DRA ANNA PAOLA GATTO, ganhou o prêmio MELHORES DA MEDICINA; SAÚDE é VITAL e PRÊMIO BARRA MULHER.


Personalização do Check-Up da Mulher por faixa etária e implementação do Programa CUIDADO DA MULHER POR ESPECIALIDADE.

A Clínica Anna Paola Noya Gatto passa a se chamar “A Clínica da Mulher Anna Paola Noya Gatto”- Uma clínica de mulheres, cuidando de mulheres.

A Clínica passa a oferecer o serviço de nutrição visando orientar as pacientes na reeducação alimentar e cardápios individualizados.

A Clínica passa a oferecer tratamentos complementares para pacientes oncológicos como Acupuntura, consulta Ortomolecular, Fisioterapia e Psicoterapia.

Lançamento Livro
Mulheres de Sucesso

Ler o capítulo do livro
A CLÍNICA DA MULHER: NÃO RESOLVA A DOR DO CLIENTE, RESOLVA O SONHO DELE
Dra. Anna Paola Noya Gatto
Todos nós temos um proposito na vida, mesmo que demore para descobrir ou que não saiba como realizar. Realmente, nem tudo é simples, principalmente para nós mulheres. Por isso, sempre digo: a sua história nunca é sobre o que encontra no meio do caminho. É sobre os meios que cria no caminho com o que encontra.
Nasci em Salvador em 19 de maio de 1964, ano da ditadura no Brasil. Sou a caçula de uma família de três. Meu pai foi um grande empresário e minha mãe dona de casa. Os dois nos ofereceram as melhores escolas e professores. A nossa única obrigação era estudar, passar de primeira no vestibular, se formar e sermos autônomos. Foi com esse enfoque que entendi: liberdade é saber ao que se prende. É preciso saber seus valores, princípios inegociáveis e sua noção de sucesso: não se afastar disso é o que vai levar seu futuro para mais longe.
Fui uma criança com problemas de saúde. Aos cinco, tive asma brônquica. Aos sete, após tomar um comprimido de AAS tive edema de glote e quase faleci por não respirar bem. Depois de testes, descobrimos que sou alérgica a antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios e ficou difícil o tratamento da artrite reumatoide infanto-juvenil, que desenvolvi aos nove anos. Quem diria que essa menina seria médica ou até que teria uma história longa para contar.
A doença causou redução de alguns movimentos e provocava dor intensa em todas as articulações, cancelando meu primeiro sonho de criança, que era ser bailarina. Graças às pesquisas de meu pai e de meu médico Dr. Oswaldo Seabra, alergologista em São Paulo, conseguimos vacinas que vinham dos EUA para minha mãe me administrar todos os dias via subcutânea. Fiz por dois anos fisioterapia no Instituto de Reabilitação da Bahia. Aprendi a conviver com algumas limitações de movimentos e as dores, que às vezes eram insuportáveis. O tempo foi passando e encontrei no meu caminho diversas terapias alternativas que me ajudaram muito e me fizeram conhecer um outro lado da medicina.
Esse foi o começo da minha paixão pelos estudos sobre Longevidade e Prevenção. Afinal, esquecem que amar é planejar, e planejar é limpar a janela por querer, sempre, e não esperar o embaçar da chuva para fazer isso. Hoje, tornei-me especialista também nessas áreas, mas isso é outra conversa.
Estudei por dez anos no Colégio Antônio Vieira, o que me preparou para a vida e que me deu toda bagagem para passar de primeira em Medicina na Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública e em Pedagogia na Universidade Católica. Foi de grande importância na minha vida as lições do Padre Hugo que me fez conhecer e realizar trabalhos sociais nas favelas Cana Brava e Pau da Lima, conhecendo assim um pouco da realidade contrastante com a qual eu vivia. Conheci mulheres lutando a cada dia por dias melhores.
Por quase dois anos conciliei as duas faculdades, mas quando começaram os estágios no Hospital Santa Isabel, não consegui mais. Sim. Às vezes o melhor caminho é desequilibrar e focar, para equilibrar depois. Assim como, por vezes, o ideal é ter apenas um foco. Um olho no futuro, o outro no já.
No último ano da faculdade fiz estágio no Hospital Aristides Maltez (HAM) e, ali, no meio de tantas pacientes passando por sofrimentos, encontrei a especialidade que viria a ser a minha paixão e pela qual tenho me dedicado.
Nos primeiros anos de formada, trabalhei como ginecologista e obstetra, mas após o Primeiro Congresso Mundial de Mastologia em Buenos Aires em 1987, decidi ser somente mastologista e me inscrevi para ser fellow no Instituto Nacional de Tumores em Milão-Itália, instituto mais renomado em pesquisa e tratamento do câncer na Itália. Mal sabia o que me esperava.
Com a carta de aprovação do Instituto, segui para Milão em 1989. Consegui alugar um apartamento próximo ao Instituto e iniciei minha jornada de aprendizado na Itália. Em uma noite, fui com amigos assistir uma apresentação no Teatro Scala. Infelizmente, no retorno para casa, sofremos um acidente. Fiquei presa dentro do carro até a Croce Rossa (ambulância e o carro de bombeiros) me tirarem. Fomos levados para o pronto socorro e, após exames de RX, comprovaram uma fratura no pé. Foi um momento de muita dor e medo.
Não contei nada em casa. Sabia que iam dizer para eu voltar. Contei com o apoio dos médicos do departamento de Senologia do Instituto que vinham me buscar em casa, e lá me colocavam em uma cadeira de rodas para que eu pudesse participar das atividades. Às vezes eu chorava com saudades da família e pensava no conforto que eu teria lá, porém sabia que podia superar e que eu deveria permanecer com meus objetivos. Mais uma lição.
Como eu não teria dinheiro para ficar mais um ano, pleiteei uma bolsa de estudos na Fundação Rotellini em Roma para poder dar continuidade aos estudos lá. Dava aulas particulares de inglês para dois alunos italianos para ajudar nas viagens de final de semana. Essa é uma história interessante. Na verdade, fui a essa residência para fazer a faxina, mas a Senhora Isabella logo descobriu que eu não sabia fazer nada. Ao me ver ajudando seu filho na lição de inglês, me convidou para dar aulas particulares a ele e outro colega e para nossa alegria, passaram com nota máxima nas provas.
Aproveitei todas as oportunidades de aprendizado no Instituto, percorrendo os ambulatórios de mastologia, ginecologia e reabilitação. Concentrava a maior parte do tempo matutino entre o departamento de mamografia e o centro cirúrgico. Tive a oportunidade de ajudar nas cirurgias com o Prof. Bruno Salvadori e fazer pequenas cirurgias sozinha e o privilégio de ser estagiária no departamento de mamografia do Prof. Dr. Gianfranco Coopmans de Yoldi e sua brilhante equipe. Fiz os cursos da Escola Europeia de Senologia em Novara.
Também consegui estágio no Hospital Monte Tabor em Milão, o mesmo do Hospital São Rafael, e passei o último mês lá vendo as novidades em radioterapia intraoperatória.
Fui convidada a trabalhar em um hospital em Bari. Contudo, nosso Diploma Brasileiro não é reconhecido na Itália e para revalidar eu teria que fazer o último ano de medicina na faculdade de lá.
Em setembro, com o pé engessado após outro incidente nas férias na Calabria e lágrimas no rosto, embarquei de volta ao Brasil.
Retornei ao Hospital Aristides Maltez como médica contratada no ambulatório de Mastologia.
Inaugurei a CLÍNICA NOYA com meu primo Danilo Noya em 1991.
Com as clientes chegando, também começaram as cirurgias nos hospitais. Em 2000 participei de uma seleção para chefiar o novo departamento de mamografia do Hospital Português (eu levei a proposta para a Diretoria e Conselho) e assumi o cargo, apesar dos ciúmes de alguns chefes da radiologia. Fui a primeira médica (e jovem) a assumir a chefia de um departamento dentro do Hospital.
No Hospital Espanhol fui a primeira mastologista do ambulatório e operava lá as nossas pacientes.
Aos sábados, eu e minha colega e amiga, Dra. Izabella Pitanga, íamos a uma cidade próxima, São Félix, onde fazíamos o ambulatório de mastologia pela manhã e operávamos a tarde. Lá, montei o primeiro serviço de mamografia da Santa Casa de Misericórdia de São Félix. Voltávamos esgotadas, mas muito felizes, cantando no carro as músicas italianas das minhas fitas cassetes.
Infelizmente, as novidades trazidas da Itália chocavam com as ideias do novo chefe do ambulatório do HAM. Então, após várias tentativas negativas de implementar as novidades, com muita tristeza, pedi demissão. Adorava trabalhar lá. Foi onde encontrei a mastologia e onde meu primeiro chefe Dr. Cleófano Ramos me ensinou a operar e me confiou a primeira mastectomia.
Sempre procuro olhar para frente. E sempre Deus abre uma nova porta para mim e são sempre melhores que aquelas que se fecharam.
No final de 94, retornei a Milão para atualização no Instituto de Tumores e no Instituto Europeu. Rever os amigos e colegas do Instituto foi maravilhoso.
Em 1999, Professor Elsimar Coutinho me convidou para montar no novo CEPARH o serviço de mamografia.
Com novas responsabilidades resolvi pedir demissão de todos meus cargos públicos e alguns serviços médicos que eu atendia, o que foi uma surpresa para os Diretores Médicos das instituições. Estava na hora de seguir novos rumos.
Em 2000, divorciei-me. A princípio foi muito ruim. Acredito que a construção de uma estrutura familiar seja o alicerce para muitas mulheres, como era para mim. No entanto, o medo de seguir em frente não pode e não deve nos deter em busca da nossa felicidade.
Depois do serviço do CEPARH, montei outros de mamografia: na CLÍNICA VIDA, no CENTRO MÉDICO DA ESTRADA DO COCO e no HOSPITAL SANTO AMARO.
O empreendedorismo médico no universo feminino ainda é muito restrito e, justamente por isso, é que acho que esta história, que estou aqui relatando, pode ser inspiradora para quem deseja obter sucesso na gestão do seu consultório ou clínica médica. As grandes Clínicas Médicas são, em sua maioria, comandadas por homens, o que é considerado natural, já que foram desde cedo educados para serem gestores e provedores dos seus lares. Precisamos falar sobre isso entre mulheres.
Enfrentamos muitas dificuldades durante essa jornada de 33 anos: Infelizmente não temos bola de cristal para acertarmos sempre nas nossas escolhas. É preciso aceitar, aprender e seguir em frente.
Em fevereiro, inauguramos a unidade Garibaldi, no Centro Integrado de Saúde Prof. Fernando Filgueiras, o então mais novo e moderno Centro Médico de Salvador.
Criamos estratégias para o crescimento da empresa mantendo o foco no atendimento clínico multidisciplinar integrativo, no diagnóstico precoce das principais patologias pertinentes ao universo feminino. Contratamos minha irmã Adele Gatto para ser nossa consultora e até hoje está conosco. Ela diz que já tem quase CRM!
Em 2017, vimos a necessidade de definir um posicionamento de mercado para a Clínica – Prioridade no atendimento de mulheres por uma equipe médica totalmente feminina – assim, criamos a marca A CLÍNICA DA MULHER.
Para cumprir nossa missão no cuidado da saúde feminina, fomos pioneiros na criação do Check-up da Mulher por faixa etária, otimizando o tempo de atendimento, oferecendo a oportunidade de realizar consultas e exames em um único turno – um tipo de check-up completo e mais rápido, evitando a não feitura de exames por conta da falta de tempo. Desta forma, para cada faixa etária um Check-up diferente.
Foi aí que entendi: não seja simplesmente uma empreendedora que resolve problemas, resolva sonhos. É o que faço com as minhas pacientes. Vejo o que elas querem realizar e não apenas o que querem resolver.
Para o cuidado contínuo da saúde das nossas pacientes, criamos também o CUIDADO POR ESPECIALIDADE, programa desenvolvido para acompanhamento das patologias crônicas ou novos sintomas.
O sucesso desses programas fez com que outras clínicas também oferecessem um serviço similar. Não precisamos ter medo da concorrência, ela é sempre saudável e nos faz querer sempre evoluir e oferecer o melhor serviço e atendimento.
Após a pandemia da Sars Covid-19, criamos o CARTÃO CUIDAR BEM MULHER, programa de saúde e benefícios para ajudar na promoção do cuidado da saúde e bem-estar das nossas clientes sem plano de saúde.
Acredito que essa flexibilização, agilidade em criar soluções e adaptação à nova realidade, faz a clínica crescer todos os anos.
Liderar pessoas é muito difícil. Por isso existem tantos cursos sobre isso na internet. Felizmente, aprendi a arte da liderança e a trabalhar em equipe na rotina. Isso fez toda a diferença no crescimento da clínica. Só se vence, quando se trabalha com uma equipe treinada pelos donos e que entendem a filosofia do atendimento de qualidade.
Há quatro anos, como contribuição pessoal à sociedade, aceitei o convite para ser madrinha da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (LASM-UNIFACS), e oferecemos o estágio na clínica às jovens estudantes de medicina, que em breve seguirão suas carreiras e irão levar mais informações e conhecimentos aonde forem. Também oferecemos estágio de mamografia para as estudantes de técnica de radiologia.
Após 33 anos como CEO da Clínica e 37 anos de profissão, posso dizer que conquistei o sucesso almejado, mas não deixei de estudar e ampliar meus conhecimentos. Estou fazendo minha formação em medicina integrativa ou também chamada a medicina da longevidade, pois quero viver muito e com qualidade e ensinar as minhas pacientes a fazerem o mesmo, pois o tempo não para.
RESPONSABILIDADE SOCIAL –
Em 1992, resolvi criar a campanha “Seja um beija flor – faça a sua parte!”, com o objetivo de levar informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama nas comunidades carentes de Salvador. Essa tem sido a minha grande missão e da clínica, pois tenho envolvido toda a equipe médica e as colaboradoras nesse trabalho social.
Durante as campanhas foram realizados mutirões, trazendo as pacientes à clínica para a realização de exames gratuitos e muitos diagnósticos foram feitos, dando a chance de tratamento e cura a centenas de mulheres.
Tenho orgulho de ter sido pioneira nas campanhas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama na Bahia.
Há alguns anos, mudamos o nome da nossa campanha para EU AMO VIVER – Juntas na luta contra o câncer de mama.
Acredito que somente em união, médicos e pacientes, iremos mudar a realidade do Câncer de Mama. É um trabalho contínuo, já que infelizmente nem todas as mulheres têm acesso a medicina preventiva e nem aos exames de qualidade que façam o diagnóstico na fase inicial da doença.
As campanhas dão vida à clínica e a cada ano fazemos ações diferentes. Sigo a levar a informação a públicos diferentes, o que proporciona a disseminação do conhecimento sobre o câncer, sua prevenção e diagnóstico precoce, ajudando a salvar vidas.
Convido você a se juntar a essa campanha!
Dra Anna Paola Noya Gatto
- Graduação em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em 1987 (1981- 1987);
- Especialização em Mastologia e Mamografia no Hospital Aristides Maltez – SSA (1988 a 1989);
- Especialista em Oncologia pela Sociedade Brasileira De Oncologia – Tema: SBO (1992);
- Especialista em Mastologia pela Sociedade Brasileira de Mastologia – Tema: SBM (1993);
- Habilitação em Mamografia pelo Colégio Brasileiro De Radiologia – CBR (1996
- Formação em Medicina Interativa -Instituto Longevidade Saudável (2022 e 2023)
Histórico Profissional
- Sócia da Clínica Noya S/C Ltda (Desde 1991);
- Sócia e Diretora Médica da Anna Paola Noya Gatto – Clínica de Mastologia e Mamografia S/C Ltda (Desde 1994);
- Chefe do Serviço de Mamografia Do Hospital Português – Real Beneficência Portuguesa (1991-1996);
- Chefe do Serviço de Mastologia Do Hospital Espanhol – Real Beneficência Espanhola (1991-1995);
- Médica Concursada do IAPSEB – SSA (1992-2000);
- Médica Concursada do Hospital Manoel Victorino (1992-2000);
- Chefe e Proprietária do Serviço de Mamografia do CEPARH – Centro de Pesquisa e Reprodução Humana (1997-2003);
- Sócia do Serviço de Mamografia da Clínica Vida – SSA (1996-2004);
- Chefe e Proprietária do Serviço de Mamografia do Hospital Santo Amaro (2007-2009);
- Médica Cirurgiã nos Hospitais Português, Espanhol, Salvador e Aliança (1991-2005).
- Professora concursada do Departamento de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana da Universidade Federal da Bahia – UFBA (1997-1999);
- Publicação de quatro trabalhos científicos na Revista Acta Oncológica Brasileira (1994-1996);
- Palestrante em simpósios, cursos, jornadas e congressos;
- Madrinha da LASM – UNIFACS – Liga Acadêmica da Saúde da Mulher;
- Coautora do livro O Código da Mente Empreendedora Revelado – As 30 características comportamentais do empreendedor, lançamento em 24/09/2022.
Contatos:

O Código Revelado da Mente Empreendedora Revelado

Disponibilizo aqui o capítulo que escrevi para o livro O Código da Mente Empreendedora Revelado, que fui coautora, onde conto a minha história em paralelo com a história da Clínica da Mulher.
Desejo que esse pequeno texto te ajude a transformar, por meio do empreendedorismo, os seus sonhos em realidade.
Boa leitura!
Dra. Anna Paola Noya Gatto
Ler o capítulo do livro
A CLÍNICA DA MULHER: O SUCESSO QUE NASCE DO FOCO NA MISSÃO, DEDICAÇÃO INTEGRAL, INOVAÇÃO CONSTANTE E TRABALHO EM EQUIPE
Dra. Anna Paola Noya Gatto
Se você é um profissional liberal e deseja empreender na sua profissão você precisa se capacitar o máximo possível e ter em mente os objetivos do seu empreendimento. A partir daí você vai construir suas metas, formar uma equipe qualificada e trabalhar com dedicação para alcançar o sucesso. Após 31 anos como CEO da Clínica e 35 anos de profissão, posso lhe dizer que conquistei o sucesso almejado e é por isso que estou aqui fazendo uma das coisas que mais amo e que me levou mais longe nas minhas conquistas: estou compartilhando conhecimento.
A ORIGEM DA HISTÓRIA DA MINHA CLÍNICA
No meu caso, morar na Itália foi o divisor de águas e me preparou para a jornada no Brasil. Escolhi fazer a minha especialização no Serviço de Oncologia Mamária do Instituto Nacional de Tumores de Milão, renomado instituto presidido pelo Prof. Dr. Humberto Veronessi, o Papa da Mastologia. Tive a honra de assistir suas aulas e acompanhar sua maestria nas cirurgias, assim como do Prof. Dr. Bruno Salvadori. No Departamento de Mamografia aprendi a realizar diagnósticos precoces com o Prof. Dr. Gianfranco Coopmans de Yoldi e sua brilhante equipe. Foram dois anos de grande aprendizado e abriram a minha mente para a importância da detecção precoce e do atendimento multidisciplinar da paciente com câncer. Quando retornei da Itália com a pretensão de implantar uma clínica médica com esse modelo italiano, convidei um grupo de colegas mastologistas do Hospital Aristides Maltez (HAM), onde eu também era médica, para compor essa sociedade, mas devido o Plano Collor* em 1990, o projeto ficou inviabilizado.
Em 1991, eu e meu primo, o cirurgião geral Dr. Danilo Noya Fonseca, nos tornamos sócios e criamos a Clínica Noya, em homenagem à nossa família materna no recém-inaugurado Centro Médico do Vale do Canela (CMV). Pouco tempo depois fui aprovada pelo conselho da Real Beneficência Portuguesa e assumi a chefia do Primeiro Serviço de Mamografia do Hospital, a primeira mulher a assumir esse cargo no hospital, o que gerou muita controvérsia entre colegas que almejavam essa posição. Em seguida, também assumi a chefia do Serviço de Mastologia do Hospital Espanhol.
* O Plano Collor foi um conjunto de medidas econômicas adotadas pelo governo de Fernando Collor de Mello (1990 – 1992) cujo objetivo era controlar a hiperinflação da época.
Em 1992 fui aprovada nos Concurso Públicos: Mastologista do Secretária de Saúde do Estado da Bahia (SESAB); Mastologista do Instituto de Assistência e Previdência dos servidores da Bahia (IAPSEB) e na Universidade Federal da Bahia (UFBA) como Professora de Mastologia da Cadeira de Ginecologia e Reprodução Humana.
Para atender a todas essas demandas, trabalhava das 6h às 21h quase todos os dias, e ainda realizava cirurgias nos Hospitais: Português, Espanhol, Aliança, Manoel Victorino, Santa Isabel e Salvador. Aos sábados viajava para São Félix com minha amiga mastologista Dra. Izabella Pitanga, onde pela manhã fazíamos ambulatório e atarde cirurgias na Santa Casa de Misericórdia. Ali também montei o primeiro serviço de mamografia da região.
Com o crescimento da nossa clientela, meu sócio mudou-se para a sala ao lado e após uma reforma pude abrigar o meu primeiro mamógrafo. Constituí uma nova Pessoa Jurídica (PJ), a ANNA PAOLA NOYA GATTO – Clínica de Mastologia e Mamografia, inaugurando em 1993 o meu próprio serviço de mamografia de alta resolução, que viria a ser o primeiro de uma série.
Firmei novos credenciamentos com convênios e planos de saúde, contratos com fornecedores, contratei profissionais especializados para os setores de faturamento, recepção, higienização e técnicas de mamografia que foram treinadas por mim. Treinar e acompanhar o desenvolvimento da equipe foi crucial para permitir o crescimento da clínica que se deu com a vinda de colegas médicos de outras especialidades. O atendimento foi sendo ampliado a cada ano com o aluguel de novas salas no CMV. Meu sonho estava se realizando.
O empreendedorismo médico no universo feminino ainda é muito restrito e, justamente por isso, é que acho que esta história, que estou aqui relatando, pode ser inspiradora para quem deseja obter sucesso na gestão do seu consultório ou clínica médica. As grandes Clínicas Médicas são, em sua maioria, comandadas por homens, o que é considerado natural, já que foram desde cedo educados para serem gestores e provedores dos seus lares, inclusive no meu núcleo familiar.
ESTRATÉGIAS EM MEIO A DESAFIOS PESSOAIS
Demorei muitos anos para aprender a fazer a gestão da Clínica. Amarguei várias vezes por ter colaboradoras de má índole, que desviavam os cheques e valores em espécie ou efetuavam as cobranças erradas nos convênios e planos de saúde gerando glosas e perdas financeira. Enfrentei também a falência da Unimed Salvador e Unimed Metropolitana, cooperativas médicas, que desestabilizaram por meses nosso setor financeiro, assim como errei na escolha de Clínicas parceiras para abrir novos serviços de Mamografia. Os parceiros devem comungar da mesma filosofia de trabalho e trabalhar para benefício de ambas as partes.
Desde a minha formação no HAM, Hospital Escola de Oncologia na Bahia, tenho dedicado minha profissão ao cuidado da saúde das mulheres. Na Itália em 1990, a incidência de diagnóstico precoce do câncer de mama era de 85%, contra os 25% aqui no Brasil. Essa realidade na época me deixou inquieta e em 1992 resolvi criar a campanha “Seja um beija flor – faça a sua parte!”, com o objetivo de levar informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama nas comunidades carentes de Salvador. Essa tem sido a minha grande missão e da clínica, pois tenho envolvido toda a equipe médica e as colaboradoras nesse trabalho social.
Durante as campanhas fizemos mutirões, trazendo as pacientes à clínica para a realização de exames gratuitos, tendo inclusive, em uma das campanhas, queimado a ampola do mamógrafo devido à grande quantidade de exames realizados em um mesmo dia, gerando um prejuízo financeiro, na época, de R$ 13.000,00, mas tenho orgulho de ter sido pioneira nas campanhas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama na Bahia.
Em 1994, retornei à Itália para uma nova especialização em Mamografia no Instituto Europeu de Milão e no Instituto Nacional de Tumores, pois devemos buscar o aprimoramento com os melhores. No retorno a Salvador, inaugurei na Clínica Vida, um Serviço de Mamografia em parceria com o colega Mastologista Dr. Roberto Kepler. Como é fácil de perceber, buscar uma amplitude de experiências em ângulos diferentes, um networking vasto e tentativas de revoluções são alguns dos principais pontos para realmente fazer um negócio nesta área engatar. Mas nada funciona sem uma equipe motivada e engajada.
Em 2000, houve uma reviravolta na minha vida, divorciei-me após 6 anos de casamento e decidi mudar o rumo da minha vida pessoal e profissional. Pedi demissão dos meus vínculos públicos e dos trabalhos em outras clínicas, inclusive, deixando o consultório de meu primo, Prof. Dr. Jackson Noya, no Centro Médico Aliança, onde atendi por muitos anos. Meu primo Jackson sempre foi um grande incentivador da minha carreira, encaminhando suas pacientes e sempre solícito em minhas necessidades, mas essa mudança era necessária naquele momento.
Em 2001, enquanto me dedicava a expansão da minha clínica no CMV e aos meus serviços de mamografia, recebi o convite do querido e inestimável Prof. Dr. Elsimar Coutinho para implantar o primeiro serviço de mamografia do CEPARH – Centro de Reprodução Humana, no prédio recém-inaugurado. E foi assim que constitui mais um serviço com a aquisição de moderno aparelho de mamografia de alta resolução e iniciei a ministrar palestras no CEPARH e em Congressos médicos.
Em 2003, casei-me com o administrador de empresas João Pedro Matias Barata. Em janeiro de 2005, nasceu a nossa filha Anna Beatriz, e em fevereiro inauguramos a unidade Garibaldi no Centro Integrado de Saúde Prof. Fernando Filgueiras, o então mais novo e moderno Centro Médico de Salvador.
Agora como sócios, eu e meu marido, criamos estratégias para o crescimento da empresa mantendo o foco no atendimento clínico multidisciplinar integrativo, no diagnóstico precoce das principais patologias pertinentes ao universo feminino e com uma equipe médica totalmente feminina.
EQUIPE PARA ALÉM DOS SETORES BÁSICOS
Ao longo dos anos, contratamos profissionais qualificados para a liderança dos setores, estreitamos o relacionamento com os planos de saúde, ampliamos as extensões para novas especialidades, exames e procedimentos, contratamos empresas de marketing (fundamental para que a reputação da marca se sobressaia ao fato de termos quaisquer promoções ou outros vínculos) e montamos cronograma de treinamentos e reciclagens para nossa equipe com empresas especializadas em treinamento e desenvolvimento de pessoal.
O sucesso da Clínica se deve ao trabalho em conjunto de todos os seus membros e a nossa busca por sempre fortalecer esses elos e oferecer aos colaboradores as melhores condições de trabalho. Além disso, apostarmos em setores que vão para além do âmbito médico, como ocorre com os nossos colaboradores de Comunicação, é fundamental.
Em 2017, vimos a necessidade de definir um posicionamento de mercado para a Clínica – Prioridade no atendimento de mulheres por uma equipe médica totalmente feminina – e assim, criamos a marca A CLÍNICA DA MULHER.
INOVAÇÃO NO FORMATO
Para cumprir nossa missão no cuidado da saúde feminina, que não dispõe de muito tempo, fomos pioneiros na criação do Check-up da Mulher, otimizando o tempo de atendimento, oferecendo a oportunidade de realizar consultas e exames em um único turno (um tipo de check-up completo e mais rápido, evitando a não feitura de exames por conta da falta de tempo). Pensar sobre as dores do seu público-alvo e criar formatos de atendimento que ainda estão em falta é uma das principais chaves para abrir mais portas.
Esse serviço é um grande exemplo de uma inovação para atender às necessidades das mulheres modernas que não dispunham de tempo para cuidar da sua saúde. O sucesso desse serviço fez com que outras clínicas também oferecessem um serviço similar.
Por atendermos pacientes de todas as idades, criei o CHECK-UP DA MULHER POR FAIXA ETÁRIA, um programa de saúde para as mulheres, seguindo as orientações da Sociedade Brasileira de Medicina.
Em um único turno, a paciente pode realizar até 5 consultas, realizar os exames de Mamografia Digital e os exames de Ultrassonografia geral, doppler e vascular, ou seja, criamos um fluxo de atendimento personalizado, que otimiza o tempo e a celeridade do diagnóstico, já que entregamos os resultados na mesma hora e já agilizamos, quando necessário, os procedimentos intervencionistas e cirúrgicos.
Temos como objetivo garantir o melhor diagnóstico e investimos anualmente na aquisição de modernos aparelhos de ultrassonografia. Nosso trabalho é em equipe e por isso, a clínica tem uma grande responsabilidade na escolha do corpo clínico e das colaboradoras da empresa.
Para o cuidado contínuo da saúde das nossas pacientes, criei também o CUIDADO POR ESPECIALIDADE, programa desenvolvido para acompanhamento das patologias crônicas ou novos sintomas. Nesse caso, a paciente escolhe a especialidade que deseja fazer o acompanhamento. Ela realizará consulta com a médica especialista e fará os exames relacionados em um único turno, recebendo seus resultados e orientações necessárias logo após.
Todos esses cuidados e um atendimento de excelência nesses 31 anos resultaram na fidelização das nossas pacientes, gerando um crescimento constante da clientela. Para atender essa demanda crescente fomos ampliando a estrutura física da clínica com a aquisição de novas salas e compra de mais aparelhos de ultrassonografia, para que pudéssemos manter a qualidade do atendimento e diagnósticos mais rápidos e precisos.
Sempre tomo as minhas decisões focadas na missão e valores da clínica, visando ao benefício que trarão para nossas pacientes.
IMPREVISTOS NO CAMINHO
Em 2020, infelizmente, com a pandemia causada pelo Sars-covid-19 fomos obrigados a fechar a clínica por 45 dias. Foi necessário dar férias a toda equipe e arcar com o ônus de ficarmos fechados por tanto tempo. Prejuízo também para muitas mulheres que ficaram sem o acompanhamento e exames.
Algumas médicas que trabalhavam em hospitais tiveram covid e algumas das nossas colaboradoras também contraíram o vírus, mas felizmente, nenhuma com gravidade. Com o apoio incondicional das nossas lideranças e colaboradores, reestruturarmos o modelo de atendimento, seguindo todas as regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde e reiniciamos as atividades.
Em 02 de junho de 2021, minha mãe faleceu e, neste mesmo dia, pela manhã, recebemos uma carta com 4 linhas da Central Nacional Unimed (CNU) descredenciando a clínica após 30 anos de parceria com o argumento de redimensionamento da rede e quando liguei e questionei ao gerente regional como ficaria o atendimento e o acompanhamento das nossas pacientes, ele me respondeu “Dra., ninguém é insubstituível”. Para mim e para a equipe médica, assim como para nossas colaboradoras que também eram Unimed, foi um grande golpe e total falta de respeito à Clínica e às nossas clientes.
Imagine como ficaram as nossas 12.500 pacientes, inclusive idosas com todo o seu histórico médico em nossa clínica. Prontamente, avisamos às nossas clientes que possuíam o convênio Unimed sobre todo o ocorrido e, em dois meses, realizamos o check-up daquelas que estavam com seus exames vencidos. Demos as devidas orientações para seguirem cuidando da saúde. Estive em São Paulo com a diretoria da CNU, mas foram inflexíveis quanto à decisão tomada.
Nossas pacientes ficaram também indignadas com a CNU e nos pediram para criar uma tabela com valores diferenciados. Assim, prontamente atendemos aos pedidos e criamos o CARTÃO FIDELIDADE CUIDAR BEM MULHER, programa que dá acesso a uma tabela exclusiva com valores especiais.
O empresário sempre poderá ser surpreendido com movimentos do mercado, por mais que esteja atento, sendo assim, é preciso ser ágil na resolução dos problemas.
Acredito que essa flexibilização e agilidade em criar soluções, faz a clínica crescer todos os anos. No final de 2021, ampliamos nossas instalações, adquirimos um novo mamógrafo digital e novos aparelhos de ultrassonografia. Aumentamos a nossa equipe médica e a de colaboradoras. Hoje ocupamos mais de 500m2 e somos mais de 60 profissionais atendendo em 9 especialidades. Já atendemos mais de cento e três mil pacientes e somos uma clínica de referência na saúde da mulher.
Como contribuição pessoal à sociedade, tornei-me madrinha da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (LASM-UNIFACS), oferecendo estágio na clínica às jovens estudantes de medicina, onde elas podem acompanhar os atendimentos médicos e tirar suas dúvidas com as médicas especialistas. Espero, assim, estar plantando novas sementes com essas jovens estudantes, que em breve seguirão suas carreiras e irão levar mais informações e conhecimentos aonde forem. Continuar a fazer conexões e perpetuar conhecimento para além da Clínica é algo também a fortalecer.
Mesmo na pandemia, demos continuidade a Campanha Outubro Rosa. As campanhas dão vida à clínica e a cada ano fazemos ações diferentes. Nesse período, sou convidada como palestrante por diversas instituições, além de participar de entrevistas em programas de rádios e TVs. Sigo a levar a informação a públicos diferentes, o que proporciona a disseminação do conhecimento sobre o câncer, sua prevenção e diagnóstico precoce, ajudando a salvar vidas.
O LADO EMPREENDEDOR É SEMPRE QUESTIONADOR
Quando me formei em 1987 em medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, não tinha nenhum conhecimento sobre economia, gestão, fluxo de caixa, marketing e tantos outros estudos que são necessários para quem deseja ter seu próprio consultório. Também pensava que um só beija-flor poderia mudar o mundo. Liderar pessoas é muito difícil, por isso tem tantos cursos na internet, mas felizmente aprendi a arte da liderança e a trabalhar em equipe e isso fez toda a diferença no crescimento da clínica. Só se vence, quando se trabalha com uma boa equipe e a minha é a equipe ÁGUIA!
A clínica está na sua melhor idade, mas ainda tem muito a crescer. Os avanços na medicina não param e nossa equipe médica é relativamente jovem, com muita capacidade de trabalho. Trará continuamente benefícios e novidades para cuidar sempre melhor das nossas pacientes. A clínica também se tornou uma grande escola para muitas profissionais que passaram por aqui, aprenderam sobre gestão e marketing, e hoje estão trilhando suas carreiras em suas próprias clínicas.
Para melhor compreensão e norteamento sobre o crescimento do seu negócio, deixo as perguntas abaixo.
- Qual a missão, visão e valores da sua Clínica?
- Qual o valor disponível para investir?
- Você já tem um plano de negócios?
- Pretende contratar profissionais qualificados?
- Já avaliou o local para a instalação da Clínica?
- Conhece as exigências da Vigilância Sanitária?
- Qual público que deseja alcançar?
- A Clínica será particular ou convênios?
Contatos:
https://www.facebook.com/AClinicaDaMulher
https://www.instagram.com/aclinicadamulher
E-mail : apng@uol.com.br
Tel. e WhatsApp: (071) 32372633
Unidade Garibaldi (Matriz):
Centro Integrado de Saúde Prof. Fernando Filgueiras, 174, 10 andar. Rua José Eduardo dos Santos, Garibaldi – Salvador-Bahia
Unidade Vale Do Canela (Filial)
Centro Médico Do Vale, Sala 801. Av. Reitor Miguel Calmon, Vale Do Canela. Salvador- Bahia